sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Conheça um pouco do mundo editorial


Você quer conhecer um pouco sobre o mundo do mercado editorial? Veja alguns vídeos sobre o tema. Os recebi de William C. Cruz do blog Esboços e Rascunhos e Ensaios

Que tal começar pelo assunto que interessa a todos os compradores de livros: o preço. No Brasil, o preço do livro é justo? Como o preço final é calculado? Apesar do vídeo abaixo se referir ao mercado de obras, ditas, seculares; a mesma linha se aplica ao mercado religioso. 


Em seguida, Luciana Villas Boas, ex-Editora da Editora Record, aborda as seguintes questões: Por que a literatura brasileira não faz sucesso no exterior? - como a dos nossos vizinhos latinos americanos. O Agente Literário: uma profissão famosa no exterior, mas desconhecida dos brasileiros. Quando os interesses de vendas e marketing afetam a qualidade literária.


Depois, o trabalho da tradução de livros no Brasil é abordado. Aqui, dá para perceber a complexidade das traduções da Bíblia, embora o vídeo fale das obras seculares.


A questão dos escritores fantasmas é bem interessante. Você sabia que há indústrias de escritores anônimos que escrevem para pessoas famosas e até mesmo "escritores" famosos? Ah! Como há! Em todas as esferas, desde a religiosa até a política.


E, finalmente, como é o processo de impressão e de acabamento do livro?


Os vídeos estão em ordem mencionada acima. Então, assista e conheça um pouco do mundo editorial.

Paz e Bem!



(O preço do livro)




(Luciana Villas-Boas)


(Tradutores)


(Escritores Fantasmas)


(Como fazer livros?)