sexta-feira, 22 de junho de 2012

MARINA SILVA: POR QUE A IMPRENSA BRASILEIRA NÃO A PROCURA NA RIO + 20?





Falar de desenvolvimento sustentável sem lembrar de Marina Silva, é fazer uma grande injustiça com esta que é a grande voz do movimento no Brasil. Quando candidata a presidência da república obteve quase 20 milhões de votos. E toda a sua campanha foi centrada no tema do “Sustentabilidade”.1 Ignorar Marina Silva, aqui no Brasil, no evento mais importante do âmbito mundial pela consciência da causa da sustentabilidade e proteção da biodiversidade do planeta, é desconsiderar quase 20 milhões de brasileiros que votaram pela política séria de Desenvolvimento Sustentável na última eleição — inclusive eu.   
Atualmente, no Brasil, não há ninguém com maior autoridade política que Marina Silva para falar do assunto. Senadora atuante da república, atuando coerentemente em defesa do tema; ex-ministra do Meio Ambiente no primeiro mandato do presidente Lula cuja saída demonstrou claramente o retrocesso da causa no Brasil. Marina Silva foi premiada várias vezes, nacional e internacionalmente, como conseqüência de suas posturas claras, coerentes e contundentes; apoiadas pela comunidade cientifica.
Os principais prêmios foram: Prêmio Goldman do Meio Ambiente pela América Latina e Caribe, nos Estados Unidos, 1996;2 em 2007, recebeu o maior prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) na área ambiental - o Champions of the Earth (Campeões da Terra), também concedido a seis outras personalidades mundias — o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore; o príncipe Hassan Bin Talal, da Jordânia; Jacques Rogge, do Comitê Olímpico Internacional; Cherif Rahmani, da Argélia; Elisea Gillera Gozun, das Filipinas, e Viveka Bohn, da Suécia —;3 e mais recentemente, em março de 2011, o perfil no Twitter de Marina, ganhou o prêmio Shorty Awards, considerado pelo estadunidense The New York Times como o "Oscar dos twitters".4
Se fosse listar, aqui, outros prêmios de Marina o post ficaria impraticável — o que, particularmente, me orgulha pois nenhum assembleiano ou, até mesmo, representante da comunidade cristã desse país alcançou tão alto prestígio diante dos homens do que ela; e tudo com ética cristã, lisura, coerência e magistral competência.
Então por que Marina Silva não é procurada pela grande mídia para falar do assunto? E muito menos pelas mídias cristãs? A quem interessa não dar voz a única pessoa, e mulher, repito mulher, no Brasil, politicamente mais capaz para falar do assunto?
Eu ensaiaria uma resposta: Porque ela não é “situação e nem oposição. Ela marca posição”. A perspectiva mariana de política é totalmente paradoxa a da pratica no Brasil.
Mas Marina está lá, na cúpula dos povos. Falou no último dia 19, véspera do desfile de incoerências dos chefes de estados. Veja o discurso de Marina e saiba o real motivo da seu desaparecimento da grande mídia. Mas ela, continua aqui, no Brasil e no mundo, marcando a sua posição:



Em seguida um encontro histórico de Marina com a ecóloga Servern Suzuki, a menina que calou os chefes de estados na ECO 92:






M.O.O.
Rio de Janeiro - RJ



NOTAS

1 Segundo Leornado Boff desenvolvida dia 18, segunda-feira, na Cúpula dos povos.
3 Disponível em: http://www.time.com/time/specials/packages/article/0,28804,1841778
_1841779_1841801,00.html. Acesso em 22 Jun. 2012.
4 Disponível em:http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2011/03/30/
imprensa41257.shtml. Acesso em 22 Jun. 2012.

Nenhum comentário: