segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A CONFIGURAÇÃO POLÍTICA DA ELEIÇÃO CARIOCA DE 2012 (PARTE 2)




      Retomando a configuração política da Eleição carioca de 2012, gostaria de apresentar os principais candidatos do município carioca.
     A segmentação social do município do Rio de Janeiro apresentará, como nas eleições presidenciais de 2010, o fator religioso: os segmentos católico e evangélico.
       Mesmo sabendo que o tema do aborto, da homossexualidade e da eutanásia não é decidido pelo poder executivo; certamente tais assuntos farão parte da pauta de debates eleitorais no município carioca.
       Vamos aos fatos!
       Os candidatos dos seus respectivos partidos são:

  • Aspásia Camargo
Partido: PV (Partido Verde)
Socióloga, ambientalista e professora da UERJ. Atualmente exerce o mandato de Deputada Estadual.
Os principais aspectos programáticos do Partido Verde é o desenvolvimento sustentável, o parlamentarismo, a democracia direta e o poder local representado pelo municipalismo. 

  • Eduardo Paes
Partido: PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro)
Formado em direito e tentando a reeleição, é o atual prefeito da Cidade do Rio de Janeiro.
O PMDB promanou do MDB, o Movimento Democrático Brasileiro. Este movimento liderou a famosa campanha das Diretas Já. Dele, surgiram importantes lideranças como Ulysses Guimarães, Franco Montoro e Tancredo Neves. O atual Senador do Estado do Rio Grande do Sul, Pedro Simon, é um membro histórico do MDB. Ele ainda permanece no atual PMDB. Este, atualmente, é conhecido mais pelo seu fisiologismo e pragmatismo político. Não há qualquer aspecto programático do PMDB que possa ser descrito honestamente. O fisiologismo praticado por ele é duramente criticado pelos membros independentes do partido. A figura de Pedro Simon representa a ala do inconformismo.

  • Marcelo Freixo
Partido: PSOL (Partido Socialismo e Liberdade)
Atualmente é Deputado Estadual em segundo mandato. Em 2009, presidiu a Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa. Exerceu também a presidência da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Milícias que objetivava investigar ligações de parlamentares com grupos de extermínios paramilitares. Exerce, hoje, a vice-presidência da CPI do TCE cujo objeto de investigação é a apuração de crimes praticados por conselheiros e técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. O seu vice é o ex-baterista da banda o Rappa, Marcelo Yuka. Ele é músico e pela primeira vez entrará numa corrida política.
O PSOL representa hoje a esquerda tradicional. O partido se constituiu a partir das dissidências de membros do PT (Partido dos Trabalhadores) e do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado). Por não concordarem com rumo do governo Lula, a partir da Reforma da Previdência dos servidores públicos, realizada no primeiro mandato, eles fundaram o então partido alternativo; que supostamente permaneceria tradicional aos moldes da antiga e velha esquerda petista.

(Continua...)

Nenhum comentário: